Obras realizadas no último ano

 

Toponímia e sinalização

No ano anterior foram colocados cerca de 15 sinais e 10 espelhos de trânsito.

 

Foram também colocadas cerca de 30 placas toponímicas, sendo a maioria nos novos loteamentos: Quinta da Amizade, Vale Ana Gomes e Quinta da Serralheira.

Rede Viária

No mandato passado foram pavimentadas e repavimentadas 34 ruas, o que permitiu que a freguesia melhorasse bastante, embora muito ficasse ainda por fazer.

Já foram asfaltadas 17 ruas, nomeadamente a Estrada da Casa Gaiato, a Rua da Juventude, frente à Escola do Montinho, a Antiga Estrada Nacional – Bairro da Bonita, Parque de Campismo de Gâmbia, Rua da Lota, Rua da Liberdade, Rua dos Foros, Rua Guiomar Barbeiro, Rua dos Cascais, Rua 9 de Outubro, Rua Beatriz Pires, Rua Alberto Antunes, Rua da Esperança, Rua 1º de Maio, Beco da Amizade, Rua das Flores à Gâmbia, Rua da Escola, Rua de Gâmbia, Rua Antiga Estrada Nacional entra as duas rotundas em Gâmbia.

Falta aplicar asfalto na Rua do Clube Desportivo, Rua das Fazendas, Rua Gertrudes Gomes Nogueira, Caminho dos Salgueiros entre a Rua da Escola e Rua 1º de Maio, na localidade de Gâmbia e na Rua Francisco Serranito e Beco das Flores, no Bairro da Bonita. 

Todos os pavimentos foram aplicados pela Câmara Municipal de Setúbal, por administração directa. A Junta assumiu toda a preparação desde a abertura de caixa, colocação de tuvenã, a construção de condutas de águas pluviais, sumidouros e colocação de caleiras. A Câmara Municipal de Setúbal construiu ainda 5 passadeiras sobrelevadas, no Alto da Guerra e Poço Mouro.

Foram ainda construídas cerca de 20 reentrâncias para os contentores do lixo, sendo a maioria nos novos loteamentos.

 

Águas Pluviais

A Junta construiu, nos últimos anos, cerca de 7Km de condutas para águas pluviais. As mais recentes foram na Mourisca, na Rua Baía do Sado e na Rua dos Sete Olhos. Em Gâmbia, foram construídos cerca de 1400 metros de condutas e 40 sumidouros, distribuídos pelas Ruas da Liberdade, 9 de Outubro, Beatriz Pires, 1º de Maio, das Flores à Gâmbia, do Clube Desportivo e da Escola. Este trabalho tem uma grande utilidade, transformando os locais de valas e valetas, em bermas largas, existindo em muitos desses sítios, passeios com qualidade.

 

Calçadas e passeios

Nos últimos anos, foram construídas mais de 5000m2 de calçadas e de passeios. Na maioria dos casos, foi parceria com os moradores, os quais pagavam directamente aos calceteiros e a Junta e a Câmara, forneciam o material (pedra, pó, cimento) e o trabalho de máquinas.

Destacamos as seguintes construções:

A construção de cerca de 150m2 de calçada na Rua do Pinheiro Bravo, em Pontes.

A construção de cerca de 270m2 de calçada, no Alto da Guerra, nomeadamente na Rua Dr. António Carmona, junto à Rieter e na Rua 1 de Junho.

Na Rua Baía do Sado, junto às Bispas, foi aplicada cerca de 400m2 de calçada, e nessa mesma rua, na ligação com a Estrada de Stº Ovídeo, aplicada cerca de 250m2.

Na estrada das Pontes – Padeiras, junto às quintinhas, foi aplicada 470m2 de calçada.

Foi também aplicado 350m2 de pavê, no Poço Mouro e junto à ilha na entrada no Bairro da Bonita.

Em 2007, foi construída cerca de 250m2 de calçada na Mourisca e 400m2 na Estrada Pontes – Padeiras.

Em 2008, foi construída cerca de 1.300m2 de calçada na Estrada da Casa do Gaiato.

 

Higiene e limpeza

Um trabalho nunca acabado.

Tem sido uma prática deste Executivo, nestes últimos anos, melhorar a limpeza na freguesia. É um trabalho difícil, mas muito importante, pelo que apelamos a toda a população, para que cumpra algumas regras importantes, tais como: colocar o lixo dentro de sacos e só depois no contentor, seguir a informação que está afixada nos contentores e não colocar entulhos junto dos mesmos.

Com a colaboração de todos, conseguimos uma freguesia mais limpa e, consequentemente, com melhor qualidade de vida.

 

Ampliação da Sede da Junta de Freguesia

Outras Obras

 
Gâmbia On-line, Powered by Joomla!; Joomla templates by SG web hosting